Com os avanços na tecnologia, as boas práticas relacionadas à vizinhança colaborativa foram potencializadas com ferramentas como a rede em nuvem, que otimizam o funcionamento das câmeras particulares.
Como os vizinhos estarão unidos pelo bem comum, o investimento geral se torna mais baixo, proporcionando vigilância para todos. A plataforma em nuvem possibilita, ainda, que as imagens sejam capturadas e conferidas ao vivo, de qualquer dispositivo, exigindo apenas login e senha.
Esse tipo de tecnologia tem um efeito direto na rede de segurança colaborativa, já que projetos em nuvem facilitam o compartilhamento, entre vizinhos, das diversas imagens geradas pelas câmeras posicionadas em cada fachada. Assim, todos terão acesso às filmagens dos equipamentos e conseguirão se comunicar de forma ágil em caso de alguma ocorrência desagradável.
A vizinhança colaborativa pode se estender, também, a bairros maiores, por meio de iniciativas que incentivem os moradores a compartilharem, com os agentes de segurança do município, as imagens capturadas pelos equipamentos alocados em suas residências
Vantagens da proteção coletiva
União dos Moradores
Custos com essas tecnologias podem ser divididos entre os moradores e comerciantes da região monitorada, reduzindo os custos.
Tecnologia acessível
Os gastos relacionados a essas tecnologias têm a possibilidade de ser rateados entre os residentes e comerciantes da área monitorada, resultando em uma redução significativa de despesas para ambos.
Inibição de criminosos
Locais reconhecidos pela presença de equipamentos e pelas informações que indicam a existência de um sistema preventivo na área.